quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Esse é um desafio constante...
Vivemos em um país cercado de diferenças. São elas de todos os tipos: culturais, sociais, socioeconômicas, racial e de credo. Nao precisamos ir longe, vejamos a nossa fronteira e as diferenças apresentadas nela, e que muitas vezes os criticamos em sua forma de agir e viver. Com tanta desigualdade aumenta a dificuldade de se relacionar com as outras pessoas que consideramos diferentes.
Esse rótulo de diferença vem desde muito tempo. Nós aprendemos com os nossos pais a nossa tradição que significa: costumes, símbolos, cultura, enfim tudo que é passado para nós individualmente. E isso muitas vezes reflete hoje em nosso futuro, onde é colocado muitos a verdade absoluta, talvez por falta de conhecimento do diferente. Não existe cultura superior ou inferior, todas são iguais e precisamos de cada uma delas, pois vivemos em coletividade.
Por não conhecer as outras culturas desprezamos e não interessamos em procurar conhece-la. Todos têm o direito de ter seus princípios, dogmas, crenças, fé e religião. O dinheiro a classe social, racial, desigualdade econômica não pode influenciar a julgarmos a outras pessoas. Esse desafio de se conviver com as diferenças devem ser superados. O que seria de nós se fossemos todos iguais?Por isso que existem diferentes modos de ser e agir, graças a Deus. Eu tive a oportunidade de conviver em durante um tempo com outros povos onde tudo era muito diferente, sua cultura da qual muitas vezes eu julguei e até mesmo condenei como forma de viver. Porém para mim ter um momento de clareza com relaçao as diferenças tive que passar por essa experiencia e que hoje trago como algo de grande valia em minha vida.
Devido aos argumentos apresentados é inevitável reconhecer que somos beneficiados pela grande diversidade de nosso país. São diversidades que acima de tudo devem ser respeitadas. Todos nós temos coisas em comum apesar das diferenças queremos e sonhamos viver em paz. Mas para que isso aconteça é necessário que aceitemos e compreendemos as nossas diferenças e as dos outros, afinal ser diferente é normal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário