terça-feira, 26 de outubro de 2010

... poderemos ir construindo um novo futuro...

A liberdade do homem é construída sobre o pensar. Quanto mais pensar, mais livre será. Mas o que é pensar? Esta movimentação discricionária de pensamentos na mente seria o pensar? Não, isso não é pensar, quer dizer, criar soluções luminosas, optar por caminhos, selecionar o que convém para o bem e felicidade próprios e alheios.
Ao pensar nos opomos à fatalidade e liberamo-nos do destino comum, da vida comum, da mediocridade.Trata-se de opor à fatalidade um destino próprio, construído pela própria pessoa, que será viável através do conhecimento, quer dizer, do domínio dos próprios pensamentos.
Qualquer obstáculo pode ser transformado em instrumento do aperfeiçoamento pessoal através da utilização da própria inteligência. Um defeito pessoal que nos incomoda poderá mover-nos para combatê-lo, para extirpa-lo, para mudar. E mudando poderemos ir construindo um novo futuro, um novo destino. Nenhuma ideia diferente ou oposta à do aperfeiçoamento poderá nos impulsionar para a construção de uma vida mais ampla e feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário